Rúbia Gomes Morato (Coordenadora)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora de Cartografia do Departamento de Geografia da USP. Teve trabalhos premiados pela Escola Nacional de Estatística do IBGE (2004) e pelo Congresso Luso-brasileiro de Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (2005). Atuou por 6 anos como Especialista em Laboratório no Laboratório de Aerofotogeografia e Sensoriamento Remoto da USP. Foi professora conferencista de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Ourinhos) em 2007. Entre 2009 e 2014 foi professora da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Realiza pesquisas nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicados aos estudos ambientais e socioeconômicos. É autora de mais de 20 artigos em periódicos, 6 capítulos de livros e revisora de 10 revistas. É sócia da SELPER e da Aprogeo-SP. CREA/SP 5061887400.

Link 

Lígia Vizeu Barrozo (Vice-coordenadora)

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo e Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu. Atualmente é professora doutora (DR2) do Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia Física. Suas áreas de interesse incluem geocartografia, planejamento ambiental e geografia médica/da saúde.

Link

Alfredo Pereira de Queiróz Filho

Pós doutorado no Institut des Hautes Etudes de l Amérique Latine (IHEAL) Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2008-09), Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (2005), Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (1993), Graduado em Geografia FFLCH - USP (1989), Professor da área de Cartografia e Geoprocessamento do Departamento de Geografia - FFLCH - USP, Representante da Geografia - USP no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), Editor da revista Boletim Paulista de Geografia, da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção São Paulo (AGB-SP).

Link

Fernanda Padovesi Fonseca

Professora doutora em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde foi coordenadora do curso de graduação, bacharelado, de 2013 a 2015. Foi técnica da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal de 1988 a 1997 onde atuou na implantação de Unidades de Conservação e na definição de políticas públicas na área da conservação da Biodiversidade. A partir de 1997 é pesquisadora e professora na área de geografia e cartografia. De 1997 a 2008 foi professora no Centro Universitário FIEO/UNIFIEO, do curso de Geografia, onde também foi Chefe de Departamento de 2002 a 2004. De 2000 a 2002 foi professora do Centro Universitário Senac - SENAC/SP no curso de Gestão Ambiental. A partir de 2009 orienta no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH/FFLCH/USP).Tem experiência em cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cartografia, cartografia, ensino de geografia, cartografia histórica.

Link

Reinaldo Paul Pérez Machado

Possui graduação em Geografia - Universidad de La Habana (1981), pós-graduação no International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences - ITC da Holanda (1990), doutorado em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001), Livre Docência (2012) e Professor Titular (2018) pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona (2006-2007), e no Center for International Earth Science Information Network - CIESIN da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2009). É professor da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação do Departamento de Geografia desde 1994. Participante como Professor Convidado do Programa Erasmus Mundus na Faculty of Geoinformation Science and Earth Observation - ITC da University of Twente em Holanda, e na University of Lund, de Suécia (2010). Presidente da Comissão Organizadora e do Comitê Científico do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia - 2º CARTOGEO, celebrado no DG - USP (2010). Tem experiência na área de Cartografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia digital, sistemas de informações geográficas, análise espacial, sensoriamento remoto e as aplicações das Tecnologias da Informação Geográfica nos temas sociais.

Link

Michelle Odete dos Santos (Responsável Técnica do laboratório)

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009)  Mestre (2016) e Doutoranda pela mesma Universidade , desenvolve pesquisas relacionadas à Geomorfologia e Climatologia, ambas tendo como suporte de análise a utilização de ferramentas e métodos em SIG (Sistemas de Informações Geográficas) e PDI (Processamento digital de imagens). Desenvolve pesquisa sobre a dinâmica geomorfologica de movimentos de massa, aplicando métodos de análise de Fator de Segurança e Feições mínimas do relevo para a identificação de áreas com potencial possibilidade de ocorrência de escorregamentos. No campo da Climatologia, destaca-se sua análise da incidência de radiação direta em diferentes orientações de vertentes para a região metropolitana de São Paulo, em função da sazonalidade, através do uso de ferramentas de SIG. Em sua carreira acadêmica, também participou de pesquisas relacionadas a migração e territorialidade, estudando o caso do Bairro da Liberdade na ocasião dos 100 anos de imigração japonesa, com apoio da PRCEU-USP. Auxiliou na orientação de alunos de iniciação científica do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS), sobre a mesma temática, entre os anos de 2013-2015. Na iniciativa privada, foi coordenadora de projetos em Geoprocessamento e análise ambiental, com enfoque em áreas de risco, socioeconomia e meio físico.

Link