Escala é uma relação matemática entre o que é reproduzido em uma determinada representação e aquilo que corresponde a um objeto real.
Qualquer objeto pode ser relativizado de maneira escalar. Quando lemos em uma embalagem de uma miniatura de carro que a escala dele é 1:10, isto quer dizer que para cada um centímetro do objeto em miniatura corresponde a dez centímetros do objeto original. Portanto, se no objeto original tivermos espelho retrovisor de 10 centímetros, na representação em miniatura este objeto terá 1 centímetro.
Os carros em miniatura seguem as proporções dos carros em tamanho real. Fonte: Reprodução
Para um produto cartográfico, podemos definir a escala como
" (...) relação ou proporção existente entre as distâncias lineares representadas em um mapa e aqueles existentes no terreno, ou seja, na superfície real"
FITZ, P.R. (2008) p.19
Os Mapas e Cartas têm representações de escala de forma numérica e gráfica, que representam as proporções dos produtos apresentados. Fonte: IBGE
A unidade de representação de escala padrão é a métrica. O quadro a seguir apresenta as medidas de distância utilizadas na escala de representações cartográficas.
1 cm equivale a 10 mm |
1 dm equivale a 10 cm |
1 m equivale a 10 dm |
1 Km equivale a 1000 m |
mm - Milímetro/ cm - Centímetro/ dm Decímetro/ m - Metro/ Km - Quilômetro
Regra de três
Para fazer a conversão de escala usamos o método da regra de três, que consiste em calcular um valor desconhecido X com base em três valores já conhecidos. Por exemplo, em um mapa 1:50.000, onde um centímetro equivale a cinquenta mil centímetros, quero saber qual é a distância, em Quilômetros de uma linha de 12 centímetros e que representa uma estrada. O calculo feito será o seguinte:
Lembrando que o calculo da regra de três é em cruz, assim, podemos isolar a incógnita em um dos membros da equação para sabermos o seu valor através do calculo das três variáveis conhecidas.
Referências
FITZ, Paulo Roberto Cartografia básica. Oficina dos textos. São Paulo, 2008
MARTINELLI, Marcelo Mapas da Geografia e Cartografia Temática. Contexto. São Paulo, 2009
ROSA, Roberto Cartografia básica. Uberlândia, 2004