Série "Conteúdos básicos da Cartografia"

A cartografia pode ser entendida como a área do conhecimento que nos auxilia a ampliar e conhecer o espaço físico e social e organizar sua ocupação. Seus produtos vêm para suprir a necessidade de expressar o resultados destas pesquisas e ações. Os mapas são a tradução de uma visão de mundo, carregada de significados, interpretações, pesos políticos e valores.

Segundo a Associação cartográfica internacional (1964), Cartografia pode ser definida como

"Conjunto de estudos e operação científicas, técnicas e artísticas que , tendo por base resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas ou outras formas de expressão e representação de objetos , fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização.".

Para o IBGE (2004), o ato de cartografar é entendido como representar de maneira geométrica, simplificada baseada em convenções o todo ou parte da superfície terrestre onde o produto serão cartas ou mapas.

Com uma amplitude tão diversa de assuntos, o tema Cartografia será abordado neste espaço, através de textos acessíveis para a comunidade acadêmica e não acadêmica. Desta forma, além do auxílio às pesquisas, pretende-se aproximar esta temática do público em geral.

Clique nos links abaixo e confira os textos já publicados:

1. O que é escala?

Listamos aqui alguns temas que serão abordados nos próximos textos:

1. O que é escala?

2. Representações cartográficas

3. Projeções

4. Qual a diferença entre Cartas e Mapas?

5. Geoprocessamento: Definições

7. Fundamentos básicos de geodésia

8. Cartografia e Mapeamento: Definições

9. Norte Geográfico, magnético e de quadrícula

Caso tenha alguma sugestão para temas, entre em contato pelo formulário do site!